Receitas

Crossover de receitas: como desenvolver essa tendência?

agosto 5, 2020
churros recheado no crossover de receitas

À primeira vista, o termo é complicado, mas se você trabalha no ramo da confeitaria ou é um consumidor mais atento às guloseimas, certamente, já viu o resultado do crossover de receitas.

Tratam-se simplesmente de receitas doces que têm a aparência de salgadas. Exemplificando para melhorar a nossa explicação, são aqueles produtos que despertam bastante curiosidade e vontade de comer apenas por ouvir o nome: coxinha de brigadeiro, estrogonofe de chocolate ou pizza brownie.

O crossover (que significa, em tradução livre, cruzamento ou mistura) é uma tendência da gastronomia moderna e tem agitado o mercado. Afinal, os consumidores estão sempre interessados em experimentar novidades deliciosas, e os produtores, certamente, querem surfar nessa onda!

E você, também está interessado em investir nessa tendência? Saiba mais por que se desenvolver nesse tema, conheça alguns exemplos para colocar em prática e quais outras direções é possível seguir!

Entenda por que apostar no crossover de receitas

O universo da alimentação é bastante vasto, assim como são amplas e diversificadas as preferências das pessoas. No mundo da confeitaria, por exemplo, há quem não viva sem chocolate, enquanto outras pessoas simplesmente não gostam do doce à base de cacau e ficam muito bem sem ele.

Por isso, por mais que seja difícil atender a todos e alcançar todos os nichos, é fundamental que você diversifique a sua produção ao máximo. Dessa forma, as suas chances de lucro e de reconhecimento no mercado também aumentam.

O crossover de receitas é uma grande oportunidade, pois permite que você utilize tudo o que já tem, sem demandar grandes investimentos. O acréscimo nessa tendência — e que vai fazer toda a diferença — é a sua criatividade e algumas referências que podem inspirar e ajudá-lo a começar.

Conheça receitas de sucesso

A receita é tradicionalmente salgada, a aparência é mantida o mais próximo possível do original e quando vem a mordida, surpresa: é doce!

Além de muitos bonitos, os produtos crossover encantam pela originalidade e despertam o interesse da clientela. Desse modo, é a sua chance de destacar as suas vendas nas redes sociais e aumentar o número de clientes.

Coxinha de doce de leite

Por fora, uma massa de churros, até mesmo com o açúcar e a canela polvilhados. Por dentro, doce de leite. Essa coxinha é, na verdade, um churros com o formato do famoso salgado, mas que agrada em cheio por causa da aparência diferente. Além disso, a mistura envolve dois elementos da gastronomia que têm grande aceitação do público brasileiro: coxinha e churros.

Coxinha de brigadeiro

Seguindo na linha das coxinhas, tem-se aquelas que são feitas com massa de brigadeiro (ou leite ninho) e recheio de frutas, geralmente, o morango. Nessa receita, um morango inteiro recebe o chocolate por fora, sendo modelado no formato de uma coxinha. Por fora, vale polvilhar com leite em pó, chocolate granulado ou o que mais a sua imaginação (e o cliente) pedir.

Coxitone

Aqui, aconteceu o contrário: uma receita tradicionalmente doce, o panetone, se transformou em uma coxinha gigante. Isso mesmo! A coxitone, criada por uma empresa de salgados de Curitiba desenvolveu uma coxinha com formato de panetone e recheou com frango e catupiry. Por cima, para decorar, catupiry e bacon fizeram as vezes do chocolate.

Pizza brownie

Uma receita supersimples e que promete fazer sucesso (até mesmo para celebrar aniversários) é a pizza brownie. A massa é feita por um brownie redondo; em cima, vale decorar de acordo com uma pizza — por fatias ou de forma padronizada, você escolhe: muito chocolate, brigadeiros, bombons e frutas são os mais usados para imitarem os recheios. Fácil, com ótimo custo-benefício e surpreendente!

Confira outras possibilidades lucrativas

Sabemos que, hoje em dia, muitos consumidores têm buscado opções mais saudáveis de alimentação, mesmo na confeitaria. Além da vontade (ou necessidade) de reduzir o açúcar e a farinha branca, há muitas pessoas com restrições ao glúten e à lactose.

Por isso, também é possível — e lucrativo — apostar em receitas que abusam da criatividade para se tornarem uma releitura da original, mas com a substituição de ingredientes clássicos.

Muitas sobremesas nessa linha já estão fazendo sucesso, como:

  • docinhos de festa veganos, como brigadeiro e beijinho de limão e cajuzinho;
  • sorvetes, pudins e mousses veganos;
  • cheecakes e, até mesmo, creme brûlée veganos;
  • bolos sem glúten;
  • pudim, cookies e (pasme) pão de ló sem lactose.

Outra boa possibilidade é utilizar doces e ingredientes regionais para incrementar as suas criações: geleias podem se tornar “molhos” incríveis e o queijo pode continuar exercendo o seu papel, se combinado com o sabor certo.

Saiba por que ficar estagnado é tão perigoso

Por mais que você já faça bastante sucesso com o que produz agora, é essencial não querer parar no tempo! Isso porque o mercado da gastronomia e da confeitaria estão sempre em transformação: ingredientes regionais se tornam populares, novos processos permitem a criação de novas receitas etc., e os clientes são sempre interessados em novidades.

Quem trabalha com bolos, por exemplo, não precisa (nem pode) comercializar os mesmos produtos sempre, sem inovar, É possível, por exemplo, aumentar o cardápio oferecendo bolos caseiros, bolos vulcão (uma espécie de bolo caseiro com um recheio exagerado que escorre ao partir o bolo), bolo de aniversário, bolo no pote etc.

Mas lembre-se que para ter sucesso na sua diversificação, é preciso que tudo seja feito de forma impecável, tanto no sabor, quanto no visual. Para alcançar resultados primorosos, é fundamental investir em especializações, contar com bons fornecedores e estar sempre de olho no que acontece no mercado.

O crossover de receitas é uma tendência, acima de tudo, divertida, bem como deve ser a confeitaria, com bastante espaço para a criatividade, com aparência primorosa e, claro, uma explosão de sabores. É o conceito ideal para expandir o seu cardápio, surpreender os clientes e ver o seu negócio conquistar muito espaço no mercado. Vale a pena apostar!

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, outras pessoas vão conhecer a tendência do crossover e já começar a fazer encomendas com você!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: