Receitas

Aprenda como fazer bolo vegano com substituições inteligentes!

setembro 9, 2020
como fazer bolo vegano

O estilo de vida vegano vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Estudos apontam um aumento de 600% da quantidade de pessoas que não consomem quaisquer produtos de origem animal, seja na alimentação, no vestuário ou nos cuidados com a higiene.

A culinária, portanto, tem se transformado bastante nesse sentido, já que os veganos estão encontrando novas (e deliciosas!) formas de se alimentar. Mas além dos pratos salgados, também é possível se arriscar na confeitaria. E você, sabe como fazer bolo vegano?

Apostar nesse tipo de produto em seu mix é, sem dúvidas, uma excelente forma de conquistar novos e fieis clientes, que buscam alimentos com qualidade e sabor — e estão dispostos a pagar por isso!

Confira, então, as principais substituições de ingredientes para ter excelentes resultados em suas receitas e, claro, em seus lucros!

Como substituir os ovos

A principal função dos ovos dentro da massa de um bolo, como você certamente já sabe, é dar liga e firmeza à receita. Mas você sabia que o ovo não é único ingrediente que pode fazer esse milagre?

A chia e a linhaça, por exemplo, ajudam a dar liga e adcionam fibras aos bolos. Mas vale lembrar que o correto não é colocar os ingredientes “puros e secos” na mistura. O ideal é fazer um gel com as medidas da semente e da água.

Também precisamos destacar que a chia pode deixar o seu bolo com a textura das sementinhas. Dependendo da proposta da receita, o resultado pode ficar muito interessante e bonito, não é mesmo?

Por fim, saiba que além de substituirem os ovos em relação à textura, a chia e a linhaça vão deixar os seus bolos veganos bastante nutritivos: fontes de fibras, proteínas e ácidos graxos, elas também têm baixo índice glicêmico, o que é um diferencial e tanto para conquistar aqueles clientes que adoram bolo, mas não podem comer por causa de problemas de saúde, como o diabetes!

Como substituir o leite de vaca

O leite de vaca não é consumido pelos veganos, pelos intolerantes à lactose e por muitas outras pessoas que, pelos mais variados motivos, decidiram tirar esse produto da sua alimentação.

Portanto, apesar de o leite ser um ingrediente importante na confeitaria, é fundamental que você tenha em seu cardápio algumas opções produzidas com insumos que os substitua.

Felizmente, hoje em dia, o mercado está repleto de leites vegetais, acessíveis e com muita variedade. O preço é o único porém, mas como dissemos no início deste texto, os consumidores desse tipo de produto sabe que o custo dos ingredientes é mesmo mais alto, e estão disposto a pagar.

Boas opções são os leites de coco, de castanha de caju e de amêndoas. Lembrando que cada um possui uma quantidade de gordura diferente e, por isso, é preciso estudar as medidas e testar bastante as suas receitas, para conseguir o resultado final perfeito.

Os leites de soja saborizados também podem surpreender: ao fazer um bolo de chocolate, por exemplo, use um leite de soja de chocolate, mas diminua no restante do açúcar. Água e sucos de frutas também são opções bastante viáveis e que devem ser consideradas, dependendo da sua receita.

E vale a pena lembrar: além de trazerem sabores especiais aos seus bolos veganos, os leites vegetais são ricos em nutrientes diversos, e, mais um vez, são grandes atrativos para os clientes preocupados com a saúde.

Como substituir a manteiga e os óleos de origem animal

A manteiga, apesar de ser uma das grandes responsáveis por um bolo fofinho, também tem os seus substitutos na confeitaria vegana. Os óleos também adcionam liga e umidade nas receitas, mas podem ser trocados facilmente por opções vegetais.

O óleo de coco, por exemplo, é bastante versátil na cozinha e, por isso, tem ganhado muitos fãs. Nos bolos, você pode usar as opções com ou sem sabor.

Além disso, muitas receitas podem ser feitas sem problemas trocando a manteiga, margarina ou óleo pelas versões vegetais, como óleo de soja, milho ou girassol.

Como substituir o mel

O mel é uma excelente opção para as pessoas que buscam receitas sem açúcar, mas não é consumido nas dietas veganas. Mas ainda assim é possível fazer um bolo sem açúcar, docinho e delicioso com o néctar de agave ou o melado de cana.

A glicose de milho também é um ingrediente que pode surpreender no resultado, dependendo da receita!

Como substituir a gelatina de origem animal

Nem todas as pessoas sabem, mas as gelatinas normalmente comercializadas vêm do colágeno dos porcos e das vacas, portanto, não é bem-vinda nas receitas veganas.

Mas nem por isso você vai deixar de fazer deliciosas receitas que usam esse ingrediente: o ágar-ágar tem uma textura bastante semelhante e é extraído de determinados tipos de algas marinhas.

Qual é a importância de usar produtos de qualidade superior

É fato que a qualidade dos ingredientes interfere diretamente no resultado das suas receitas, e como você pôde ver, os susbtitutos às opções mais triviais são, em sua maioria, insumos mais caros e menos conhecidos do nosso dia. Certamente, a grande maioria de nós tem menos intimidade com chias do que com ovos, não é mesmo?

Por esse motivo, é essencial usar apenas produtos de qualidade superior, comercializados por parceiros que se dedicam a oferecer apenas o melhor. Dessa forma, é mais fácil e seguro garantir que os seus bolos sejam um sucesso, tanto em relação ao sabor quanto à textura, aroma e demais características.

Agora que você sabe como fazer um bolo vegano a partir da substituições dos ingredientes e os resultados incríveis que os produtos direcionados a esse público pode trazer para a sua confeitaria, não deixe de contar com um grande fornecedor do mercado. A Chef Center atende a chefs e confeiteiros de todo o Brasil, oferecendo insumos, utensílios e embalagens que vão diferenciar e valorizar as suas produções.

Para saber mais e também como podemos ajudar você a se destacar, entre em contato com a nossa equipe. Estamos preparados para esclarecer as suas dúvidas na hora da compra!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: