Dicas

Confira 6 dicas de como fazer bolos decorados com fotos

setembro 17, 2020

Você nem precisa ser um grande estudioso das tendências da confeitaria para já ter visto os bolos decorados com fotos. Na verdade, basta que tenha frequentado alguma festa nos últimos meses.

Diferentemente do papel do arroz, que permite muitas possibilidades de temas, mas que tem suas imagens mais padronizadas, os bolos com fotos garantem um produto único e, literalmente, que é a cara do cliente.

As ideias podem variar bastante, de acordo com o tema da festa e também com o gosto pessoal do consumidor. O legal, com as fotos, é que elas decoram muito bem desde bolos infantis até aqueles feitos para homenagear pessoas de mais idade (criando uma linha do tempo, por exemplo).

E já que falamos sobre o papel de arroz, saiba que é possível transformar qualquer foto nesse material, permitindo que o bolo tenha a imagem gravada em seu topo.

Veja as nossas dicas de como fazer bolos decorados com fotos e surpreenda com a sua produção!

1. Tenha os equipamentos necessários

Antes de começar qualquer novo tipo de trabalho na confeitaria, é preciso ter os equipamentos e utensílios certos. Não estamos sugerindo, aqui, que você faça grandes investimentos toda vez que for tentar uma nova técnica, mas é preciso adequar a sua cozinha a esse novo procedimento.

No caso dos bolos decorados com fotos, por exemplo, vale a pena estudar o que tem sido feito no mercado e avaliar o que os profissionais estão utilizando como materiais, além das fotos em si. Quais tipos de decorações complementam as fotos? O que mais é utilizado na decoração do bolo?

Lembre-se de que trabalhar com os equipamentos vai otimizar a sua produção e evitar o desperdício de matérias-primas, ou seja, um investimento para duas economias.

2. Atente-se aos cuidados exigidos nesse tipo de trabalho

Assim como tudo o que envolve a confeitaria, a parte estética do seu trabalho é muito importante. Os clientes querem, sim, um produto delicioso, mas pouco vai adiantar se ele não despertar aquela vontade de comer com os olhos ou, então, se for muito datado ou, até mesmo, ultrapassado.

Os bolos decorados com fotos são uma tendência, mas ainda não existem muitos profissionais especializados no assunto, e que fazem um trabalho primoroso. Por isso, se destacar pela apresentação impecável pode ser um enorme diferencial para você, e lhe render novos clientes por muito tempo.

Portanto, todos os detalhes do bolo merecem atenção, desde a qualidade de impressão das fotos utilizadas até a forma como elas serão expostas e agregadas ao bolo. Também não se esqueça dos outros detalhes que vão compor o produto final, como uma decoração com pasta americana, topos do bolo ou outros elementos, por exemplo.

3. Saiba quais sabores priorizar

Afinal, nesse tipo de bolo, existe um sabor de bolo que fica melhor ou pior? Na verdade, não. O sabor da massa e do recheio, em si, não influenciam na decoração com fotos, mas existe um fator que pode prejudicar a montagem do bolo: a textura da massa.

Na maioria das vezes, os bolos com fotos têm mais de um andar ou, então, contam apenas com o suporte das fotos na lateral para se manterem, sem uma camada mais firme de cobertura, por exemplo. Ou seja, eles podem ser mais frágeis. Nesses casos, converse com o seu cliente e ofereça a ele opções de massas e recheios que sejam mais estruturados, para evitar que o bolo “despenque”.

Uma das tendências nesse tipo de decoração tem sido a pasta americana, de diversas cores. Ao cobrir todo o bolo com a pasta, fica mais fácil apenas aplicar as fotos soltas por fora ou como uma fita que circunda as camadas, como uma folha de acetato. Um efeito bastante bonito e muito mais seguro.

4. Conheças as técnicas para replicar as fotos

As formas de aplicar as fotos nos bolos são inúmeras. Nos casos mais simples, as imagens são impressas e colocadas por cima do bolo, como topo.

Outra maneira de usar as fotos com criatividade é fazer uma impressão como um clássico rolo de filme. Dessa forma, é possível utilizar várias fotos e simular um negativo antigo (você se lembra), circulando todo o bolo.

Também já dissemos que existe a técnica que transforma uma foto em papel de arroz. Assim, é possível aplicar o material do tamanho desejado pelo cliente sobre o bolo, como é feito, muitas vezes, nos bolos infantis com temas de personagens, por exemplo. O complemento da decoração fica por sua conta, podendo ser feito com chantily.

5. Não esqueça do bom gosto

Chegamos ao ponto chave desse tipo de trabalho — e, na verdade, de qualquer trabalho relacionado à confeitaria.

Ao trabalhar com fotos, o risco de o bolo ficar muito exagerado ou de você errar a mão no restante da decoração é grande. Afinal, fotos, mais decoração, mais topo, mais vela… pode ser demais, não é mesmo?

Por isso, a nossa dica é sempre estudar, buscar referências e tentar manter um trabalho equilibrado. Se for o seu cliente que estiver pedindo muitos elementos, converse (com delicadeza) sobre a necessidade da cautela. Mas se ainda assim ele for irredutível, tudo bem. Faça o seu melhor e se esforce para ver o seu consumidor satisfeito!

6. Utilize materiais de qualidade

Utilizar materiais de qualidade superior nesse tipo de trabalho é essencial. Como dissemos, além das fotos, o bolo precisa de mais algum tipo de suporte, seja ele a pasta americana, o chantily, o acetato etc.

Ter bons ingredientes e utensílios vai garantir não apenas a beleza do seu bolo com fotos, que tem um visual bastante destacado, como o sabor e a estrutura de todo o produto. Não descuide desses fatores!

Os bolos decorados com fotos são uma grande tendência e agradam os consumidores justamente por serem um produto único e especial. Versáteis e com oportunidades incríveis de aprendizado e criatividade para os confeiteiros, eles têm tudo para destacarem o seu negócio!

E você, já trabalha com esse tipo de bolo? Conheça os produtos da ChefCenter para garantir sempre uma produção de qualidade, desde os ingredientes até os utensílios.

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: