Dicas

Aprenda a fazer uma limpeza completa da cozinha de confeitaria!

outubro 15, 2020
limpeza da cozinha

A limpeza da cozinha é um dos principais fatores para garantir que o trabalho corra bem e que os alimentos mantenham a sua qualidade. Principalmente quando você é um profissional, e precisa garantir a segurança de clientes e funcionários.

Algumas contaminações podem levar a doenças graves e causar prejuízos incalculáveis, inclusive à imagem da sua empresa.

Preparamos este conteúdo para te ajudar a evitar problemas fazendo uma faxina eficiente, que preserve seus produtos e equipamentos. Então, continue a leitura e saiba como deixar tudo muito bem limpo!

Os problemas causados pela sujeira

Em primeiro lugar você deve saber quais são os riscos de não fazer uma boa limpeza da sua cozinha, dos utensílios e recipientes. Existem inúmeros, mas 3 deles são mais recorrentes e podem passar despercebidos. Veja como pequenos detalhes podem ser decisivos!

Contaminação

A contaminação dos alimentos é um risco constante no ambiente da cozinha e sobre o qual é preciso manter atenção constante. As bactérias podem criar colônias em pequenas frestas e cantos difíceis de se alcançar e acabarem misturadas aos alimentos que você produz, causando doenças que podem levar até mesmo a morte, como a salmonelose.

Sabor ruim

O sabor é a qualidade que mais importa para os clientes e, consequentemente, para o sucesso do seu negócio. Principalmente na confeitaria, que é um ramo da culinária muito ligado ao prazer de comer. As preparações, em muitos casos, envolvem ingredientes delicados, que podem ter seu sabor estragado facilmente por influência de restos nos recipientes e utensílios.

Reações químicas

Outra característica da confeitaria é depender de proporções rigorosas para que as reações químicas aconteçam da forma prevista e produzam os efeitos desejados. Elas também podem ser atrapalhadas por uma limpeza insuficiente, o que afeta diretamente na qualidade dos seus produtos.

A preservação da saúde

Os cozinheiros e confeiteiros profissionais precisam ter muita atenção na limpeza das suas cozinhas, porque eles possuem uma responsabilidade muito grande. Causar risco à saúde dos clientes pode ser, inclusive, criminalizado. Funcionários também podem exigir reparações judicialmente, em razão de condições ruins de trabalho ligadas à limpeza.

Quais produtos utilizar

Existem muitos produtos específicos no mercado, voltados para a limpeza de todo tipo de superfície e de material. É preciso estar muito atento aos rótulos e indicações dos fabricantes e sempre obedecê-las. A água com sabão ainda é um dos meios mais eficientes e seguros, então use-os sempre.

O cloro também é muito importante, mas você deve sempre diluí-lo de acordo com as orientações dos fabricantes e recomendações sanitárias.

Os produtos de limpeza podem ser tão perigosos quanto a sujeira, se não forem tomados os devidos cuidados e precauções!

Como limpar

O ideal é que a limpeza da cozinha seja precedida de algum planejamento e preparação. Trate também de estabelecer um cronograma periódico em que seja reservado um determinado tempo para a higiene das suas ferramentas e do seu local de trabalho. Para organizar, siga uma ordem como a seguinte!

Pré-limpeza

Na faze inicial do processo de limpeza você deve preparar as coisas. Libere as superfícies e garanta que nada seja estragado pela água ou pelos produtos utilizados e o caminho esteja livre e organizado. Então, incie a limpeza propriamente dita.

Limpeza

A limpeza deve ser feita em partes, por setores, departamentos ou da forma que você se sentir mais confortável. Comece de cima para baixo e dos itens mais limpos para os mais sujos. Assim você evita que a sujeira siga se espalhando e atrase o trabalho.

Enxague

Tome muito cuidado quando enxaguar sua cozinha. Podem acontecer inúmeros acidentes, que podem estragar ingredientes e equipamentos. Preste muita atenção nos contatos da rede elétrica e utilize botas com aderência para não escorregar.

Limpeza seca

Mesmo aquilo que não esteja notavelmente sujo ou não tenha sido usado recentemente precisa passar por uma limpeza seca. Assim você elimina poeira e garante que os efeitos da faxina durem mais tempo. Limpe a seco também peças e equipamentos delicados, para evita danos.

Limpeza por calor e sanitização

O aquecimento é muito útil na limpeza da cozinha, porque ajuda a soltar a sujeira que tenha secado e se prendido. Além disso, ele pode esterilizar os equipamentos, eliminando as contaminações e retirando camadas difíceis, assim como o cloro.

Mas você deve ter muita atenção! Estas são formas mais agressivas e que devem ser utilizadas apenas em casos específicos, pois podem causar danos graves. Se você não tiver total certeza de que um utensílio pode ser aquecido a altas temperaturas, não faça! Ele pode ficar deformado e perder suas características.

Alguns tipos de plásticos também são muito sensíveis ao contato com o cloro e podem ressecar, soltar camadas e manchar.

Os itens que pedem maior atenção

Objetos como fornos e vitrines, que têm contato com a maioria dos seus produtos, devem receber uma atenção especial. Eles são tão importantes para o andamento do trabalho e utilizados com tanta frequência que acaba ficando difícil encontrar tempo na rotina para fazer uma faxina completa neles.

Garanta que eles sejam incluídos no seu cronograma, mesmo que eles sejam limpos em momentos específicos, separados dos outros itens. Assim você garante que o cheiro e o gosto dos produtos não sejam alterados, e que a qualidade dos seus produtos seja preservada.

A sujeira pode diminuir também a eficiência de alguns equipamentos, fazendo com que eles consumam mais energia e sejam capazes de entregar menos performance. Então, fique atento e não permita que o seu lucro se esvaia.

Estas foram as nossas dicas para que você faça uma boa limpeza da cozinha. Por tudo que dissemos ficou claro o quanto é importante manter o seu ambiente de trabalho sempre muito bem limpo. E você também já tem um bom caminho para organizar a limpeza e fazer um trabalho eficiente e completo. Agora é só colocar a mão na massa!

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e que você tenha gostado deste conteúdo. Para receber mais dicas sobre cozinha e confeitaria, receitas, administração do seu negócio, entre várias outras, curta a nossa página no Facebook. Assim você receberá em primeira mão as informações escolhidas pelo nosso time!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: