Receitas

8 doces típicos da região sul do Brasil que você deve conhecer

novembro 9, 2020
Doces típicos da região sul

A culinária regional é uma fonte de inspiração e memória para qualquer cozinheiro. Usar as referências tradicionais para criar produtos ou vender opções amadas pelos clientes é muito interessante. Para que todos conheçam mais deste universo, iniciamos uma série de artigos para valorizar a culinária local, de diversas partes do Brasil e do mundo. A primeira escolha de nossa série é a riquíssima e variada lista de doces da região Sul do país.

Abordaremos várias regiões e doces típicos nesta série. É natural que alguns doces sejam considerados típicos em mais de uma região, inclusive com preparos diferentes. É justamente aí que reside a riqueza do que é típico: sempre é possível encontrar um toque pessoal do cozinheiro, mesmo na base tradicional.

Quer conhecer ou relembrar doces típicos do sul? Confira abaixo oito doces tradicionais e se inspire para ampliar o cardápio oferecido aos seus clientes!

Por que é importante conhecer doces típicos?

A culinária regional é uma grande expressão da cultura de um povo. Comer a comida de sua terra é entrar em contato com memórias afetivas, resgatar sabores e ancestralidade. Experimentar receitas de outros locais é uma maneira de conhecer mais daquele povo, explorar novas combinações e formas de preparo.

Conhecer receitas de doces típicos é uma forma de se inspirar e também pensar opções para vender. Alguns doces regionais são verdadeiras raridades em outros locais, o que faz com que a pessoa que domina a receita e produz itens de qualidade se destaque. Ter novidades baseadas em receitas já conhecidas é uma forma de conseguir aumentar as encomendas.

Veja alguns doces típicos da região Sul do Brasil

Vamos apresentar algumas receitas típicas do Sul, destacando as características e preparos que fazem com que ela seja especial naquele lugar. Como já dito, pode ser que um mesmo doce seja típico em mais de uma região, ou seja feito de formas diferentes em certas famílias ou locais.

Use nossas dicas como inspiração e se aprofunde na pesquisa dos que chamarem sua atenção. Conversar com clientes que tenham vindo do sul e ler livros de receitas típicas é uma ótima forma de descobrir mais sobre um determinado doce. Veja oito possibilidades a seguir!

1. Arroz doce

O arroz doce, também conhecido como arroz de leite, tem origem portuguesa e é preparado de várias formas diferentes pelo Brasil. Na versão do Sul, ele é feito com leite de vaca, que é acrescentado no cozimento do arroz.

Para dar sabor à sobremesa, usa-se canela, cascas de frutas cítricas como limão e laranja. É uma receita fácil de fazer, que agrada muitas pessoas tem potencial para vender bem, nas versões de potes e porções pequenas.

2. Cuca

As cucas são uma espécie de bolo muito popular na região Sul. A receita foi trazida pelos imigrantes alemães e adaptada para os sabores brasileiros, com a adição de frutas como a banana e goiaba.

A cuca é muito requisitada nos cafés coloniais e lanches da tarde na região Sul. O bolo tem uma massa densa, com frutas entremeadas e uma cobertura crocante que se assemelha a um crumble (cobertura crocante de açúcar e manteiga). A técnica base pode ser usada para fazer cucas dos mais variados sabores, vale a pena conhecer!

3. Pastel de Santa Clara

O Pastel de Santa Clara da região de Pelotas é muito popular, sendo um destaque da culinária local. Foi trazido pelos portugueses, mas faz tanto sucesso na versão de Pelotas que tem até indicação de procedência como produto especial daquele lugar. Ele é feito com um recheio a base de ovos, colocado sobre uma massa fina e delicada, assado, formando pequenos docinhos.

4. Sagú de vinho

O sagú de vinho é um grande exemplo da mistura de culturas que criam novas possibilidades. Aliando as esferas de amido de mandioca, nativas do Brasil, ao vinho, trazido da Europa, criou-se um doce delicado.

O sagú pode ser descrito como um caviar doce, feito com a fécula de mandioca em bolinhas, que são cozidas com o vinho. A sobremesa tem sabor de uvas e uma textura cremosa, para comer de colher. Normalmente, o sagú de vinho é servido acompanhado de creme de baunilha.

5. Papo de anjo

Essa sobremesa feita com gemas é muito comum na região Sul e foi trazida pelos portugueses. O papo de anjo é feito com gemas de ovo cozidas e batidas, que depois são fervidas em uma calda de açúcar, formando bolinhos doces.

6. Apfelstrudel

Também conhecido pela abreviação Strudel, o Apfelstrudel tem origem austríaca e foi trazido para o Sul pelos imigrantes alemães. É um doce feito com massa folhada e frutas, muito delicado.

Depois de assado, o Strudel normalmente é polvilhado com uma fina camada de açúcar. Assim como aconteceu com a cuca, a receita se desdobrou em muitas variações, sendo que a versão com maçãs, com ricota e com frutas secas são as mais populares.

7. Ambrosia

A ambrosia é um doce que surgiu na Grécia Antiga, foi transmitido por gerações no continente europeu e chegou ao Brasil trazido pelos portugueses. O doce faz muito sucesso na região Sul, sendo preparado com uma base de ovos batidos, que são cozidos em leite, açúcar, cravo e canela, até formar um doce que se come de colher.

8. Chimia

Chimia vem de Schmier, que quer dizer “pasta” em alemão e indica a origem de um dos doces típicos da região sul. Ela é uma espécie de geleia, usada para conservar as frutas durante o ano todo, uma vez que o inverno alemão é rigoroso e não há frutas frescas disponíveis.

A chimia é usada tanto para passar em pães, como para rechear doces. No Sul, ela é feita usado todo tipo de fruta que possa ser encontrada: uvas, goiabas, figos, maçãs, morangos e até mesmo abóboras.

Conhecer os doces típicos da região Sul é muito interessante para oferecer novas possibilidade em seu cardápio de encomendas. Você pode usar as receitas tradicionais para vender, ou criar novidades usando técnicas e combinações de sabores do Sul. Aproveite a inspiração para variar seus produtos, lembrando sempre de usar produtos de qualidade para obter um resultado satisfatório.

Quer aprender mais e despertar sua criatividade? Confira nossa lista de tendências da gastronomia!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: