Empreendedorismo

Congelados para vender: por que vale a pena e quais estratégias adotar?

dezembro 2, 2020
Congelados para vender

Os produtos congelados para vender têm ganhado cada vez mais espaço no mercado alimentício. Isso acontece tendo em vista que as pessoas estão interessadas em praticidade no dia a dia sem que haja a perda da qualidade na alimentação. Portanto, ao entrar nesse tipo de negócio, é importante analisar algumas questões, como o produto que você venderá, o seu público-alvo e como o seu produto será divulgado.

Ao abrir o seu negócio, planeje com cautela a sua estratégia de vendas para que a sua empresa tenha um crescimento eficaz e rápido. Para isso, leve em consideração como será a sua forma de atuação, por exemplo, se você funcionará a base de encomendas ou se haverá entregas à domicílio por meio de aplicativos.

Para saber mais sobre o mercado de congelados para vender, acompanhe a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Defina o seu público-alvo

Antes de iniciar qualquer investimento no negócio que você deseja abrir, é de extrema importância entender o seu público-alvo. Com esse cuidado, será mais fácil entender o que você precisa fazer para suprir a demanda dos seus futuros consumidores. Dessa maneira, veja para quem você venderá. Ou seja, conheça o seu consumidor e saiba o que ele consome, por exemplo:

  • uma alimentação saudável;
  • uma alimentação vegana;
  • produtos que não sejam fritos;
  • produtos que sejam facilmente esquentados no micro-ondas;
  • doces que não levam açúcar refinado etc.

Ao compreender a sua persona, você poderá seguir adiante no preparo do seu plano de negócios com o objetivo de montar uma empresa promissora. Além disso, você terá mais condições de saber qual é o tipo de fornecedor que você deve fechar parcerias. Lembre-se de que contar com um fornecedor que seja profissional e comprometido é essencial para o sucesso do seu empreendimento. 

Tenha um diferencial a oferecer

É importante estudar o mercado para entender qual é o melhor nicho de atuação no ramo dos produtos congelados e quais estão em crescimento. Para isso, veja o que está em alta, por exemplo, salgados fritos ou assados, doces fit, comida do dia a dia etc. Depois de escolher a sua área, fica mais fácil montar um plano de marketing para impulsionar as vendas e para criar uma estratégia para elaborar um produto que seja diferenciado no mercado.

Ao criar um diferencial, veja o que está faltando no mercado. Por exemplo, combinações com mais ervas aromáticas, alimentação completa com produtos orgânicos, massas artesanais, entre outras possibilidades. Outra opção é estudar a sua clientela ideal, como: se são pessoas com alimentação vegana ou que sofrem com alguma intolerância alimentar ( não podem consumir glúten, são alérgicos a lactose etc.). 

Priorize produtos de fácil aceitação

Não adianta investir em um produto que você já sabe que não tem uma boa aceitação no mercado. Desse modo, o seu negócio estará fadado ao fracasso. Por isso, é muito importante entender o mercado e o seu público-alvo.

Se você está com medo de errar, opte por um nicho que tenha muita frequência de usuários, como os produtos servidos em festas. Nesse sentido, algumas das melhores opções são os salgados fritos (coxinhas, bolinhas de queijo, pastéis de carne moída, rissole de frango ou camarão, entre outros).

Conte com uma boa infraestrutura

Ao montar uma empresa de venda de produtos congelados, é preciso investir em uma ótima instalação a fim de criar uma boa estrutura para fazer com que o seu negócio ofereça qualidade de serviço aos consumidores. É necessário definir, por exemplo, se o ambiente de trabalho será em sua casa ou em um imóvel comercial.

No primeiro caso, pode-se economizar com o aluguel do estabelecimento. Porém, se o seu espaço for pequeno, você terá maiores dificuldades para ampliar a sua capacidade de produção e de armazenamento dos produtos, o que pode limitar o crescimento da sua empresa. Logo, é importante analisar os diferentes cenários para tomar uma decisão consciente que ofereça muitas possibilidades de expansão ao longo do tempo. 

Ter um ambiente comercial pode ser interessante se você quiser montar um ponto de venda, ou seja, caso você não queira trabalhar apenas com encomendas. Porém, nesse contexto, você deverá montar uma infraestrutura maior tanto no que tange a linha de produção como a quantidade de mão-de-obra. Com as tecnologias atuais, é ainda possível vender por meio de aplicativos. Nesse contexto, se for um aplicativo próprio da sua empresa, você precisará de pessoas que façam as entregas. 

Vale destacar que é fundamental investir em equipamentos de qualidade, como fogão, geladeira e freezer para realizar o devido armazenamento dos alimentos. Outro ponto que deve ser analisado é a embalagem dos seus produtos congelados, que deve oferecer praticidade de uso e beleza para atrair os olhares de clientes em potencial.  

Use as redes sociais para divulgar o seu negócio

Para vender bem, é fundamental que as pessoas tomem conhecimento do produto que você oferece. Hoje em dia, a melhor maneira de fazer isso é por meio da divulgação on-line. Com isso em mente, crie uma página da sua marca no Facebook e um perfil profissional no Instagram.

Em seguida, será preciso alimentar as suas redes sociais com conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo, como promoções de venda, informes contando um pouquinho sobre os alimentos que você utiliza em seus produtos congelados, como esquentar adequadamente os seus alimentos congelados, entre outros assuntos que sejam pertinentes para o seu negócio.

Tenha em mente que é essencial divulgar fotos que estejam em uma qualidade excelente e que valorizem os seus produtos. É ainda importante utilizar uma paleta de cores que ajude a influenciar o comportamento dos seus consumidores por meio da psicologia das cores. 

Saiba que as cores em um conteúdo com estratégias de marketing ajudam a causar uma emoção em seu público-alvo, como otimismo, excitação, criatividade, confiança, entre outros sentimentos. Além disso, elas devem promover as tonalidades da sua marca, ou seja, o logo da sua empresa, como uma maneira de compor uma identidade visual própria que seja autêntica e imponente. Com isso, será mais fácil aproximar o seu negócio das pessoas que consomem o seu conteúdo.

Com essas dicas, pode-se compreender como é interessante investir em alimentos congelados para vender, não é mesmo? Lembre-se de que é fundamental contar com produtos que sejam de qualidade a fim de proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes. Desse modo, será mais fácil fidelizá-los. 

Confira agora como determinar a validade dos alimentos. Leia este texto e tire as suas dúvidas o quanto antes!

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1 Comment

  • Reply 5 doces de verão para vender e diversificar o cardápio na estação - Chef Center BlogChef Center Blog março 9, 2021 at 8:22 am

    […] Bata todos os itens no liquidificador e coloque a mistura em cada forminha de picolé. Leve ao freezer e deixe congelar. […]

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