Receitas

Aprenda 5 sabores de rocambole para fazer em sua casa!

fevereiro 3, 2021
sabores de rocambole

O rocambole é um bolo enrolado que, por ser bem recheado, fica úmido e delicioso. Suas origens europeias ganharam o gosto dos brasileiros e, atualmente, fazem sucesso nas reuniões em família e nas confeitarias. Os sabores de rocambole podem variar bastante, desde os tradicionais até recheios inusitados.

Uma história famosa sobre a sobremesa envolve Napoleão Bonaparte. Ele emitiu uma proclamação para que as pessoas fechassem as chaminés de casas durante o inverno, pois pensava-se que o ar frio estava provocando a disseminação de doenças.

Como as lareiras foram proibidas, os habitantes estavam em busca de algum símbolo tradicional que pudesse ser desfrutado com os familiares durantes as festas que caiam no inverno. Assim, o rocambole se tornou uma substituição simbólica em que as famílias poderiam se reunir para contar histórias.

Se você ficou interessado, neste post, vamos mostrar 5 sabores de rocambole para você fazer em casa. Confira!

Receita tradicional de rocambole

A massa tradicional de rocambole é feita com um pão de ló macio e delicioso. A cobertura é passada sobre o bolo e, depois, a massa é enrolada sobre si mesma. Diferentemente de um bolo em camadas, a sobremesa é feita com apenas uma única peça de bolo. Os recheios podem ser variados, desde carnes (nos salgados) a doces.

A receita leva poucos ingredientes e é fácil de ser feita. Veja, a seguir, como preparar uma massa de rocambole tradicional.

Ingredientes

  • 6 ovos;
  • 100 g de açúcar;
  • 180 g de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • manteiga para untar.

Modo de preparo

Separe as claras das gemas. Em uma batedeira, bata as claras em neve em velocidade baixa e, quando começar a espumar, aumente a velocidade. Assim que triplicarem de volume, acrescente o açúcar de colher em colher, batendo sempre.

Após isso, junte as gemas, uma a uma, batendo após cada adição. Por fim, reduza a velocidade da batedeira e acrescente a farinha de trigo aos poucos, batendo o suficiente para que a massa fique homogênea. Transfira a massa para uma assadeira untada com manteiga e espalhe com uma espátula. Leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que fique dourada.

7 opções de sabores de rocambole

Sabia que os recheios de rocambole podem ir além do tradicional doce de leite? Com criatividade e bons ingredientes, é possível criar sabores deliciosos para vender a sobremesa em sua cidade.

1. Prestígio

Chocolate com coco é uma combinação que sempre dá certo. Para inovar no sabor do rocambole, nada melhor do que acrescentar esse recheio na massa. Para isso, basta prepará-lo com coco ralado fresco, leite condensado e manteiga. Depois, leve ao fogo em uma panela e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 3 minutos.

Para deixar a massa ainda mais deliciosa, experimente colocar chocolate em pó na preparação. Para finalizar, faça uma cobertura de chocolate meio amargo derretido e salpique coco ralado por cima.

2. Brigadeiro

Outra opção de recheio que poderá encher os olhos dos clientes é o rocambole recheado de brigadeiro com cobertura de chantilly e morangos. Para a massa, acescente cacau em pó para que ela fique escura e com gosto de chocolate.

Já para o recheio, faça um brigadeiro tradicional, com leite condensado, manteiga, cacau ou chocolate em pó e creme de leite. O segredo é deixar o doce em ponto de colher, desligando o fogo assim que desgrudar da panela. Depois disso, chegou o momento de preparar o chantilly.

Para isso, bata o creme de leite fresco gelado com açúcar em uma batedeira até formar um creme firme. Quando o rocambole e o recheio estiverem frios, monte a sobremesa, com o recheio de brigadeiro e a cobertura de chantilly. Uma dica é usar morangos inteiros na decoração para evitar que soltem água, prolongando a qualidade do doce.

3. Nozes

Esse sabor de rocambole é sofisticado e poderá fazer muito sucesso nas vendas por ser inusitado. Uma dica é usar o camafeu como referência, um doce clássico de festa. Para o recheio de nozes, o processo de preparação é parecido com a de um brigadeiro.

Ele contém manteiga, chocolate em pó, leite condensado, nozes processadas e creme de leite. Para a cobertura, é utilizado o famoso fondant, que leva apenas açúcar impalpável e leite. Para a montagem, abra a massa do rocambole tradicional, recheie com o recheio de camafeu, enrole e jogue a cobertura de fondant por cima. Para decorar, coloque uma fileira de nozes inteiras por cima do doce.

4. Doce de leite, canela e gengibre

As especiarias fazem parte das sementes e dos caules das plantas e são fundamentais para dar um toque especial à qualquer preparação. Assim, uma boa opção é dar um sabor diferente ao rocambole tradicional usando algumas especiarias.

Mas, para isso, não basta colocar qualquer uma. É preciso saber fazer as combinações corretas para que todos os sabores se combinem. Uma dica é misturar o doce de leite com canela e gengibre e usar como recheio do rocambole tradicional. Para isso, cozinhe uma lata de leite condensado na panela de pressão. Depois, acrescente uma colher de chá de gengibre e meia de canela.

5. Vegano com chocolate

Os alimentos veganos estão cada vez mais em alta em decorrência da mudança de hábito das pessoas que seguem esse estilo de vida, excluindo qualquer produto de origem animal. Assim, oferecer sobremesas para esse público é fundamental.

Uma opção é o rocambole vegano com chocolate. Nesse caso, a massa precisa ser modificada, já que não leva ovos. Assim, basta usar farinha de trigo, açúcar demerara, água, óleo vegetal, vinagre, fermento e extrato de baunilha.

Já para o recheio cremoso de chocolate, use chocolate amargo, açúcar mascavo e leite vegetal caseiro, deixando reduzir bastante para engrossar. Depois, recheie o rocambole e polvilhe-o com cacau em pó.

Agora que você já conhece os mais variados sabores de rocambole, não deixe de prepará-los em sua casa para atrair muitos clientes. Além disso, uma empresa especializada como a Chef Center pode auxiliá-lo a vender seus doces por meio das melhores práticas de preço, conveniência e promoção.

Gostou deste post e tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: