Dicas

Formas de bundt cake: entenda o que são e como trabalhar com elas

março 9, 2021

Você pode não conhecer as formas de bundt cake, mas certamente tem bastante familiaridade com os bolos desse formato. Apesar da terminologia confusa, trata-se simplesmente do bolo que tem um furo no meio.

Com uma grande possibilidade de formatos, o que permite variar bastante nas opções oferecidas aos consumidores, o bundt cake vem ganhando muita visibilidade e popularidade nos últimos tempos. Hoje em dia, existem muitas formas de silicone que permitem bolos simplesmente incríveis, mas até mesmo os mais simples têm o seu charme, vindo direto da cozinha da vovó.

E você, já trabalha com as formas de bundt cake? Se ainda não tem segurança (ou conhecimento) para diversificar o seu mix de produtos com essa bela opção, continue a leitura deste post!

A tradição do bundt cake

Apesar de atualmente existirem várias formas que proporcionam como resultado um bolo com furo no meio, existem as clássicas das clássicas — e você já deve ter visto alguma por aí.

Mas são apenas detalhes, afinal, como dissemos, o nome desse formato se refere a um bolo em formato de anel. Esse modelo de bolo, inclusive, já é bastante comum em alguns lugares do mundo, há muito tempo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o bolo é tão tradicional que existe até mesmo o National Bundt Cake (ou o Dia Nacional do Bolo Bundt). Celebrado no dia 15 de novembro, as pessoas aproveitam a data para, claro, preparar deliciosos bundt cakes!

Aqui no Brasil o formato também tem ganhado bastante espaço nas mesas das famílias. Muitas confeitarias, grandes ou pequenas, estão oferecendo aos seus clientes os clássicos bolos da vovó nesse formato, e também opções bastante elaboradas, daquelas que brilham os olhos e dão até dó de partir o bolo, feitas a partir de formas bundt de silicone.

Os motivos para o sucesso dos bolos desse formato

Como já demos a dica algumas vezes neste texto, os bundt cakes fazem sucesso, primeiramente, por causa do seu formato: do clássico aos mais inusitados, eles são um convite para uma pausa com um cafezinho.

Se você trabalha com a produção de bolos caseiros (dos clássicos chocolate, formigueiro, laranja, entre tantos outros) e os comercializa nas formas retangulares forneáveis, por exemplo, experimente uma divulgação com as mesmas receitas, só que com o formato bundt. Há grandes chances de as vendas serem maiores.

Além disso, ao transformar um simples bolo caseiro de limão, por exemplo, em um bolo bundt assado em uma forma com o furo no meio e um visual mais trabalhado, o próprio custo do produto pode ser maior. Ou seja, é preciso apenas investir nas formas, e garantir o retorno financeiro rapidamente.

Mas além dos motivos estéticos e comerciais, existem fatores que contam pontos para as formas de bundt cake: esse formato de anel permite que as laterais do bolo assem mais facilmente e também de uma forma mais igual. Isso garante um resultado final mais seguro e padronizado.

Os bundt cakes também assam mais rápido, diminuindo o seu tempo de forno (o que pode influenciar no seu próprio custo). Por fim, os bolos em forma de anel também esfriam mais rápido, otimizando a sua produção.

As dicas para começar a trabalhar com as formas de bundt cake

Certamente você já está com bastante interesse de começar a produzir os seus próprios bundt cake. Se já tem esse produto no seu cardápio, saiba que é possível inovar e conquistar ainda mais a clientela. Confira algumas dicas sobre as formas e esse tipo de produto.

As formas

Assim que você começar a pesquisar sobre as formas mais famosas e adoradas no formato bundt cake vai se deparar com algumas marcas de renome no mercado. As peças em silicone têm inúmeras vantagens, como a facilidade para assar, a falta de necessidade de untar, a segurança de que o bolo vai desenformar perfeitamente e a possibilidade de reutilizar o objeto por centenas de vezes — basta apenas que sejam tomados os cuidados básicos de limpeza e conservação.

Como ponto negativo, podemos citar o preço. É um valor que certamente se paga a curto prazo, principalmente se você vender bastante o produto com o famoso furinho no meio. Mas cada uma das formas, das marcas mais renomadas, podem custar algumas centenas de reais. Certamente existem produtos mais econômicos e que entregam um ótimo resultado, por isso, vale a pena pesquisar e considerar a sua realidade.

Também é importante citar que não existem apenas formas de silicone nesse formato. As mais caras, inclusive, são de alumínio fundido.

Entre as dimensões mais comuns, podemos citar:

  • 21 cm X 8 cm;
  • 24 cm X 9 cm;
  • 22 cm ou 24 cm.

Outra informação importante em relação às peças de algumas marcas importadas é que elas têm a indicação de cups — ou xícaras. Muitas delas têm a versão de 6 cups (ou 6 xícaras, o que corresponde a meia receita) e a versão de 10-12 cups, o que é equivalente às formas redondas mais tradicionais, de 22 ou 24 cm.

As coberturas

Um grande benefício dos bundt cakes é a possibilidade de a cobertura se espalhar de forma uniforme por toda a receita, sem faltar ou ficar exagerado. Além disso, ao trabalhar com uma calda mais líquida, é possível apenas jogá-la por cima do bolo e ver a magia acontecer. Cada efeito é único.

O mesmo acontece com outros tipos de coberturas comuns nesse tipo de produto, como o açúcar de confeiteiro. O bolo vulcão (que tem feito bastante sucesso) também é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e explorar o formato dos bundt cakes: basta encher o furo com o recheio em calda e vê-la se espalhar como lava assim que a primeira fatia é cortada.

Como você viu, as formas de bundt cake são um investimento que vale a pena, se o que você busca na sua confeitaria é inovação e diversificação do mix ao mesmo tempo em que aposta nas receitas inspiradas na cozinha da vovó, que têm feito bastante sucesso. Mas é claro que os bolos com furo no meio vão muito além, e há uma impossibilidade de sabores, preparos e formatos para descobrir e se divertir!

Como falamos sobre alguns tipos de cobertura de bolo, aproveite para conhecer outros, juntamente às suas formas de preparo.

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: