Receitas

9 ideias de sobremesa em pote que vão fazer sucesso na sua padaria

março 22, 2021

Se você trabalha no ramo da confeitaria ou é apenas um entusiasta do assunto — apaixonado pelas delícias provenientes dessa arte —, certamente, já notou o sucesso que a sobremesa no pote tem feito por aí.

Delicatessens, profissionais autônomos e, até mesmo, as mais simples padarias estão, cada vez mais, comercializando bolos, sobremesas, pavês e diversos outros produtos do gênero em porções individuais, prontas para serem degustadas.

Tanta oferta, é claro, acompanha a demanda. Por serem práticas para comer (já que vêm no pote, em uma pequena porção e, geralmente, acompanhadas até por uma colher), as sobremesas no pote fazem os olhos do consumidor brilharem: afinal, são bonitas e suas camadas ganham destaque na embalagem transparente. Para completar, o preço é bastante convidativo.

Você está pensando em investir nesse segmento para oferecer mais essa variedade aos seus clientes ou, quem sabe, apenas ganhar uma renda extra? Então, leia mais sobre o assunto, veja o que precisa para começar e inspire-se com algumas sugestões!

Como começar a produzir sobremesas para vender em potinhos

Para quem já trabalha com confeitaria (seja em um negócio próprio ou em uma padaria), o investimento para começar a sua produção de sobremesas nos potes é mínimo. Na verdade, a única coisa que vai precisar comprar são os potes — e as colheres, caso opte por oferecê-las.

Isso porque as receitas são, basicamente, as mesmas das sobremesas convencionais. O que muda, na maioria dos casos, é o tamanho da porção e, consequentemente, a forma da montagem.

Se a sua sobremesa consiste em uma salada de frutas, por exemplo, o seu único trabalho será colocar na pequena embalagem, a mesma que você já produz (se for o caso). O mesmo acontece com brigadeiro de colher, cocadinha etc.

No caso dos bolos, será preciso preparar e assar a massa em uma forma de tamanho normal, assim como fazer o recheio separadamente, como se estivesse preparando um bolo convencional. Depois de a massa estar assada e fria, basta começar a montagem, intercalando massa e recheio.

Algumas outras sobremesas podem ser preparadas diretamente nas embalagens próprias para esse fim: o pote utilizado para o preparo é o mesmo que será comercializado, como minipudins, tortas e pavês.

Ficou interessado? Confira algumas boas ideias e já comece a se preparar para inovar e lucrar!

9 dicas de sobremesa no pote

Antes de começar, é preciso ter em mente que o sucesso das sobremesas para vender em potinhos depende dos mesmos fatores das opções em tamanho convencional: sabor e aparência.

De nada adianta, porém, fazer uma linda sobremesa, mas que deixa a desejar no sabor. Dessa forma, o seu cliente só vai comprar o seu produto uma única vez, seduzido pela aparência.

Portanto, não se esqueça de ir sempre em busca das melhores receitas, aperfeiçoar o que for preciso e dar o seu toque original. Os bolos de pote são feitos para que todas as camadas sejam apreciadas em uma única colherada, portanto, a doçura e a consistência de massa e recheio devem ser impecáveis separadamente e conversarem muito bem quando misturadas na boca.

Agora, confira algumas dicas que são certeza de sucesso!

1. Mousse

Uma sobremesa clássica, leve e que costuma agradar aos mais diversos paladares é o mousse. Para quem produz, as maiores vantagens são a possibilidade de variação dos sabores (entre os comuns, podemos destacar o de chocolate, maracujá, morango e limão). Além disso, são fáceis de preparar, têm baixo custo e bastante práticos: você pode preparar, colocar nos potinhos e congelar — depois, é só vender.

A receita, como acabamos de dizer, vai depender da sua preferência (e dos seus clientes) : se vai usar a própria fruta, polpas, gelatina ou não.

2. Torta de limão

Essa opção fica linda se feita de forma desconstruída no potinho: embaixo, o biscoito (que também pode ser uma massa ou um praliné), no meio o creme de limão e, por cima, o chantilly.

O mesmo pode ser feito com a torta de banana ou de maçã. Comece colocando a massa por baixo, acrescente o creme, pedaços da fruta (cortados de forma simétrica e bem apresentáveis) e cubra com o chantilly. Polvilhe um pouco de canela por cima e prepare-se para os elogios — e para as vendas!

3. Minipudim

Você já deve ter visto os minipudins que são vendidos em miniforminhas clássicas, com aquele furo no meio — e se viu, provavelmente comprou, pois eles são irresistíveis.

A grande vantagem dessa sobremesa no pote é a praticidade. Basta fazer uma calda bem bonita e colocar no fundo da embalagem e completar com o pudim. Existem receitas que não levam ovos nem precisam de forno, deixando tudo bem mais prático. Pouco trabalho e pouco custo para fazer uma sobremesa que já tem lugar garantido no coração de muita gente!

4. Brigadeiro gourmet

Os brigadeiros gourmet têm conquistado o seu espaço no mundo das sobremesas, e podem ser perfeitamente adaptados para os potinhos. De pistache, churros, branco, limão etc. Se você já trabalha com alguns deles, faça a versão de brigadeiro de colher, deixando a consistência um pouco mais molinha. Por cima, vale a pena utilizar o ingrediente normalmente usado para cobrir as bolinhas: granulado, pistache triturado, coco…

Uma boa sugestão é oferecer esses produtos em potes menores, já que são feitos para serem consumidos em poucas colheradas, apenas para saciar aquela vontade de comer o doce — da mesma forma que os convencionais brigadeiros em bolinhas.

5. Bolo

Os bolos no pote já são um clássico — e não é por acaso. Eles são mesmo encantadores e deliciosos, mas ainda que já sejam bastante comercializados, é possível inovar nos sabores, conquistando os seus clientes pela originalidade e sabores inusitados.

Quer algumas dicas? Pão de mel e bolo de churros variam os ingredientes e sabores sem alterar a estrutura. Recheios de frutas, com doce de leite ou castanhas também são sucesso garantido e fogem do tradicional chocolate. Assim, você consegue sofisticar a sua oferta.

6. Torta holandesa

Com uma deliciosa base de biscoitos, recheio de um creme delicado e cobertura de chocolate, essa é uma sobremesa no pote difícil de resistir, já que é bem levinha e perfeita para ser consumida gelada.

A montagem no pote é simples, com uma camada de cada. Por isso, as embalagens mais baixas são as mais recomendadas nesse caso. A torta grande, muitas vezes, é totalmente rodeada por biscoitos, mas você pode imaginar nos potinhos, mergulhando um biscoito por cima ou fazendo uma farofinha para decorar.

7. Pavê

As opções para venda no pote dessa popular sobremesa são inúmeras, e a sua estrutura é perfeita para ser comercializada nesse formato, já que as camadas podem ser montadas diretamente nos potinhos, assim como os bolos.

Você pode optar, por exemplo, por uma massa de biscoitos, seguida de um creme e uma nova camada com frutas ou chocolate, e assim sucessivamente. O resultado visual é incrível, a produção é bastante simples e o custo é baixo.

8. Cheesecake

Cada vez mais populares no Brasil, os cheesecakes têm ganhado o seu espaço entre as sobremesas e também em grandes eventos, como os casamentos.

Preparadas como uma torta grande ou em porções individuais para as festas, essas delícias podem ser montadas diretamente nos potes, e são uma opção leve, inovadora e muito bonita. É possível fazer a versão clássica, com uma massa de biscoito, um creme à base de cream cheese e compota (ou geleia) de frutas, como o morango ou a goiabada.

Mas também existem outras versões de cheesecake, como com massa de biscoito preto (tipo oreo) e creme de doce de leite. Ou seja, independentemente do gosto, e difícil resistir!

9. Cocada cremosa

Quer doce mais brasileiro do que a cocada? Não por acaso, sempre que andamos pelas ruas vemos pessoas vendendo o doce, por todo o país, mas na versão mais tradicional em pedaços.

Para surpreender e encantar a cliente, que tal preparar uma cocada cremosa bem suculenta e servir em potinhos? As embalagens nem precisam ser muito grandes, já que as porções maiores podem acabar se tornando enjoativas para serem apreciadas de uma vez. Dessa forma, o custo do doce fica ainda menor e vai ser difícil achar quem resista.

As opções podem variar entre a cocada branca, a preta, a de maracujá e diversas outras que existem Brasil afora, além do famoso quebra-queixo.

Fatores que merecem a sua atenção na hora de produzir as sobremesas no pote

Apesar de você não precisar fazer muitos investimentos para começar a ofertar as sobremesas no pote para os seus clientes, principalmente se já tiver toda a estrutura da confeitaria pronta, é essencial ter alguns cuidados para garantir o melhor resultado final — e também uma experiência bastante positiva do cliente. Confira alguns deles!

Ingredientes de qualidade

Há quem possa pensar que as sobremesas no pote não demandam o mesmo cuidado daquelas em tamanho grande. Um bolo no pote, por exemplo, não exigiria tanto zelo e capricho, já que não se trata de um produto inteiro, que precisa estar impecável e fazer os olhos brilharem. Mas não é bem assim!

Na verdade, a atenção deve ser a mesma, já que a expectativa de quem compra uma sobremesa dessa é grande e a porção é pequena, ou seja, em cada nova colherada, é preciso somar todos os sabores e garantir a satisfação total do consumidor.

Certamente, uma das formas de fazer isso é utilizando apenas ingredientes de qualidade, que vão interferir não apenas no sabor, mas também no visual. Um chocolate que não dissolve, um creme que empelota ou uma massa de bolo que não se mantém na estrutura correta podem destruir a sua imagem no mercado de bolos no pote.

As saladas de fruta são outro exemplo da importância de usar frutas de qualidade, para que, além de deliciosas, elas se mantenham saborosas e com uma boa textura até o momento de serem apreciadas.

Embalagens bonitas e práticas

Como já dissemos, a grande maioria das sobremesas no pote são servidas em potes transparentes, o que vai ajudar a seduzir o comprador — ou assustá-lo, dependendo de como o doce está montado ali.

Como o visual conta muito nesse tipo de produto, é essencial investir em embalagens de qualidade superior, que além de bonitas tenham a firmeza necessária para que o cliente coma o doce com segurança (sem derramar, amassar, quebrar ou derrubar tudo). Também é preciso que elas sejam capazes de proteger o alimento, com uma boa vedação, possam ir para a geladeira e não repassem gosto para o alimento.

Se você optar por oferecer também a colher, para que o cliente aprecie a sobremesa em qualquer momento e lugar, cuide ainda para que esse utensílio tenha boa qualidade, já que é bastante frustrante começar a comer e ver a colher quebrar!

Atenção ao perfil do cliente

Saladas de frutas, brigadeiros gourmet, doces fit. As opções de sobremesas que podem ser servidas no pote são inúmeras, e, provavelmente, você não vai conseguir produzir (e nem vender) todas.

Por isso, antes de começar o seu novo ramo de negócios, faça um estudo do perfil de clientes que pretende atingir: quais são as preferências desses consumidores? Em que horas eles fazem as compras? Quanto estão dispostos a pagar?

Com essas informações em mãos, será mais fácil oferecer o que os seus compradores buscam, sempre fresquinhos e sem desperdícios e por um preço justo. Assim, as suas chances de sucesso aumentam bastante, não é mesmo?

Como você viu, existem inúmeras opções incríveis de sobremesa no pote, que atendem aos mais diferentes perfis e paladares. E o melhor é que você pode começar a sua nova produção agora mesmo! Lembre-se apenas de que é preciso ter em sua cozinha os produtos certos, tanto em relação aos utensílios e às embalagens quanto aos ingredientes. Para isso, conte com a qualidade, a experiência e a variedade da Chef Center, feita para atender a todos os confeiteiros do Brasil, no que for preciso!

A ChefCenter é uma empresa especializada em confeitaria que oferece variedade e segurança para as suas compras on-line. Além disso, a nossa equipe ama a confeitaria tanto quanto os nossos clientes, e, por isso, estamos sempre em busca de novas ideias, dicas e produtos inovadores, que acompanham as tendências do mercado e garantem a inovação na sua empresa.

Quer saber mais? Então, não deixe de conhecer o nosso site e loja on-line: http://www.chefcenter.com.br. Ficaremos felizes com a sua visita e em ajudá-lo.

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: